segunda-feira, 18 de julho de 2011

Obesidade Infantil


FORMAS DE AFASTAR A OBESIDADE INFANTIL:

1- TENTE IMITAR A SUA AVÓ:

Lotar a fruteira, procurar fazer refeiçoes mais caseiras e deixar a pizza e o refrigerante para o fim de semana são formas de prevenir doenças; não perda de tempo. Só assim é possível garantir todos os nutrientes para o bom desenvolvimento infantil, além de afastar as crianças do excesso de açucar, sal e gordura dos produtos industrializados. E, claro, controlar as quantidades.

2- DÊ O EXEMPLO:

Segundo especialistas, é mais fácil uma criança seguir o exemplo dos pais (elas são simpáticos “reloginhos de repetição”) do que fazer o que eles mandam. Por isso, mude primeiro os seus hábitos, para depois exigir isso do seu filho.

“Uma ótima oportunidade para ensinar como deve ser uma boa alimentação é fazer as refeições em família, mesmo que seja só o café da manhã”, ensina o endocrinologista João César Castro Soares.

3- USE A IMAGINAÇÃO:

Não deixe o cardápio monótono e com visual sem graça: varie os alimentos e capriche nas cores. Quem disse que salada só pode ser feita com tomate, alface e cebola? Os pequenos também gostam de interagir com as refeições, então estimule isso. “Uma idéia saudável, corte as cenouras em palitos e prepare um molho light para que a garotada possa mergulhá-las”, orienta o médico João César.

4- ESTIMULE OS EXERCÍCIOS SEM ESTRESSE:

Não adianta nada matricular o baixinho em diversas atividades, como aulas de natação, judô, capoeira e futebol - e sobrecarregá-lo de horários e metas a cumprir. Mais saudável seria estimular os passeios familiares nos fins de semana, em parques e ao ar livre. Assim, desde cedo, o seu filho associará exercícios ao prazer e não à obrigação.

5- MAIS IMPORTANTE QUE PROIBIR É EDUCAR:

As escolas estaduais de Santa Catarina foram as primeiras a adotar a cantina saudável no pais, impedindo a venda de refrigerantes, salgados fritos, entre outras guloseimas durante o intervalo das aulas. Mas o que os alunos passaram a relatar para os pais é uma prova de que a proibição funciona bem menos do que a reeducação alimentar. “Começaram a ocorrer vendas escondidas de coxinhas, por exemplo, e por um preço três vezes maior do que o normal”, revela a pediatra Roseli Oselka.

6- PERCEBER O PROBLEMA O QUANTO ANTES:

Você sabia que todas as nossas células de gordura são acumuladas durante a infância até a puberdade? Depois disso, elas aumentam de tamanho, mas nunca de quantidade. “Quanto, maior o número dessas células, maior o apetite”, explica o endocrinologista João César, da Unifesp. Por isso, uma criança gordinha precisará ter um autocontrole maior na vida adulta, caso contrário, terá grande chance de continuar com excesso de peso. Não é a toa que, depois de gordas, só 30% das pessoas conseguem voltar ao peso ideal”, conclui Roseli Oselka.

Fonte:http://www.dicasecia.com/page/5/

Nenhum comentário:

Postar um comentário