segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Brincadeiras para dias de muito cansaço...


Sabe aquela noite que você chega em casa do trabalho ou de algum compromisso querendo traçar uma linha reta da porta para a cama, mas no meio do caminho encontra uma turminha cheia de energia e querendo brincar? Sendo a turminha seus amados filhos (mesmo que seja um só, porque às vezes um vale por um grupo)?
Você pode fazer apelos inúteis, chorar, se desesperar ou propor “tá bom, vamos brincar de algo novo?”.
Como tampouco é fácil ser criativo com uma mente esgotada, tenha em mãos a relação abaixo com dicas muito úteis para você interagir com seus filhos, mesmo sob extremo cansaço. Se você emendar uma brincadeira na outra, talvez você consiga deixá-los felizes por duas horas inteirinhas com a mamãe, enquanto mamãe tenta descansar ou poupar alguma energia.
Deixei televisão – um recurso muito usado também por pais de boa vontade – fora dessa porque, supostamente, você quer participar das brincadeiras (e filminho já tá batido, vai). Então, vamos lá:
Massagista – Todo mundo gosta de massagem, até crianças. Tem que fazer todo o ritual: passar creme, caprichar nos pés. Crianças gostam muito de movimentos vigorosos nos braços e nas pernas, como se você quisesse tirar deles aquela energia que fica circulando excessivamente sobre a pele quando eles deveriam relaxar. Pode ajudar a reduzir a freqüência da noite. Pode ser que ele/ela resolva fazer em você também, como já aconteceu comigo. Aí, o real objetivo da brincadeira terá sido alcançado. Parabéns!
Cabelereira/Manicure – Com meninas, sempre funciona. Complica com garotos, mas você pode adaptar para barbearia, sapecar espuma de sabão neutro no rosto deles e tirar com uma colher. Os dois sentadinhos se divertindo…não é o paraíso? É para fingir, tá? Não estou sugerindo que vocês tirem a cutícula de suas filhas, pelamordedeus.
Adivinhe a canção fazendo hummm-hummm-hummm. Adoro essa. Fica todo mundo sentadinho cantarolando músicas para o outro adivinhar. Perfeito. Gasto energético próximo a zero. Você pode estender essa brincadeira até o primeiro cansar.
Brincar de sério – Dá para entreter as crianças por uns 5 minutos com essa. Quem rir primeiro, perde. Se ficar muito legal, pode ser que você estenda este momento para dez minutos. Gasto energético muito baixo também.
Não pode piscar – Todo mundo conhece. Crianças pequenas demais não conseguem. Mas tentam. E de tanto tentar, piscam mais. Para não ficar sem graça, tente piscar antes e deixa-los ganhar uma vez ou outra, vai. Não seja cri-cri. Gasto energético: 5kcal.
Tomar banho de banheira – Tá bom, se você não tem banheira em casa, tem chuveiro, certo? Então forre o chão com um bom tapete antiderrapante, encha de brinquedos, libere até aqueles que você nunca deixou molhar, diga que a bagunça está liberada e fique olhando. Essa brincadeira fica melhor se você tiver dois filhos para tomar banho juntos. Por favor, não faça isso com bebês de colo. O gasto energético aí é maior, porque você vai ter que tirar as crianças do banho, enxugar, arrumar. Mas a idéia é ganhar tempo e…coragem. Já está quase na hora de dormir. Vamos lá. E suas crianças estão felizes!
Operação – Essa é boa. Comece a brincadeira com uma consulta, como se fosse brincar de médico. Aí a paciente (no caso, a mãe ou o pai) dá o diagnóstico: acho que só operando, doutor! Não se esqueça de lembrar ao seu médico, ou à junta médica, que é preciso anestesiar. Só assim você poderá ficar deitada, bem imóvel e de olhos fechados enquantos eles abrem e fecham sua barriga. Se sua galerinha não for completamente sem juízo, você poderá eventualmente tirar uma soneca. Sugiro que você tenha uma ótima “maleta de primeiros socorros” para a brincadeira ficar interessante. Libere esparadrapo e atadura. Eles vão amar. Se você não terminar toda enfaixada, lembre-se: você está apenas tentando descansar.
Naquela noite, em que o pai estava viajando a serviço, e Letícia tinha esperado pacientemente eu cumprir todo o demorado ritual de sono da irmã menor, seria muito injusto não brincar com ela, mesmo sendo dez da noite e eu estando doidinha para dormir também. Eu disse então que a gente iria brincar um pouco. Se eu falasse ”brincar pouquinho” ela ia protestar. Fizemos uma festa, cantamos parabéns no ambiente preparado por ela enquanto Carol brigava para não dormir. Claro que, nesse intervalo, eu não tinha feito nada por mim. Então o jeito foi jantar durante a nossa festinha, brindar com água de verdade e convidá-la para uma sessão de esteticista depois.
- Esteti o quê?
- Esteticista. Vou deixar você mexer nos meus cremes, hidratantes, algodão, cotonetes…vamos cuidar da pele!
Os olhinhos dela se iluminaram. Peguei no banheiro todo o arsenal para tirar maquiagem e hidratar a pele. Deitei quase morta na cama e ensinei a ela o passo-a-passo. Crianças se impressionam com algodão que estava branco e ganha cor. Parece mágica! Foi assim que minha filha de 5 anos limpou, tonificou e hidratou minha pele, até o algodão continuar branco, se divertindo com as espumas, os cremes etc, enquanto eu relaxava e adiantava meu lado, mesmo com creme no nariz e uma mãozinha perdida parada muito tempo na minha testa. Só faltava escovar os dentes.
Depois, invertemos e eu fiz tudo nela com produtos adequados (soro fisiológico para compressas nos olhos, algodão com água e hidratante pediátrico). Reduzi a luz e caprichei na massagem para ver se ela relaxava também. Os olhinhos não paravam fechados, nem os braços parados, mas lá pelas tantas…
- Ah, mamãe, quero brincar disso toda noite!
Quer saber? Eu também.

Fonte: Mulher 7x7 - http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2011/08/02/brincadeiras-para-dias-de-muito-cansaco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário